Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24430
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Além da letra da lei: uma análise crítica da interpretação do Artigo 39, I, do Código de Defesa do Consumidor, sob a ótica do limite quantitativo
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Evelyn Cristina Miranda dos
Orientador: Pereira, Marcos Vinicius Torres
Resumo: O tema abordado neste trabalho de conclusão de curso diz respeito às interpretações da prática abusiva prevista no artigo 39, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor, majoritariamente conhecida pela doutrina como venda casada. A legislação proíbe que fornecedores condicionem o fornecimento de um produto ou serviço à aquisição de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos. Nesse sentido, a discussão a ser feita na presente monografia aborda principalmente a análise em relação a vedação da venda condicionada, no sentido quantitativo, por se tratar de assunto menos debatido, buscando dar um enfoque crítico ao tema, a fim de discutir a aplicabilidade da legislação e os posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais, com objetivo de examinar a efetividade da proteção do consumidor frente à vedação dessa prática abusiva, considerando sua vulnerabilidade na prática. Por fim, será apresentado o objetivo geral da pesquisa, fundamentado na exposição dos pontos positivos e negativos da interpretação dada ao artigo 39, I, do CDC, em relação a vedação da venda condicionada, sob a ótica quantitativa.
Palavras-chave: Código de Defesa do Consumidor
Proteção do consumidor
Venda casada
Consumer Protection
Consumer Protection Code
Coupled Sale
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Evelyn Cristina Miranda dos. Além da letra da lei: uma análise crítica da interpretação do Artigo 39, I, do Código de Defesa do Consumidor, sob a ótica do limite quantitativo. 2024. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ECMSantos-min.pdf461.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.