Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24459
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Posicionamento de marca em processo de internacionalização em novos mercados: estratégia da marca Mike’s no mercado brasileiro de drinks prontos
Autor(es)/Inventor(es): Barros, Pedro Duque de
Orientador: Refkalefsky, Eduardo
Resumo: A internacionalização é um caminho em potencial para marcas já estabelecidas em seus mercados consumidores. Esse processo, todavia, apresenta riscos de implementação em casos de ausência de gestão de marca e insuficiente fundamentação nos pilares formadores de posicionamento. Desse modo, o objetivo do trabalho busca analisar e descrever a estruturação de posicionamento de marca, principalmente no âmbito da comunicação, no processo de internacionalização. Para isso, foi realizada uma pesquisa, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, sobre o processo de internacionalização de Mike’s Hard Lemonade no mercado sulamericano, com ênfase no mercado brasileiro de drinks prontos. A pesquisa consiste na análise de peças publicitárias, assim como na entrevista cedida pela gestora regional da marca. A partir disso, é possível concluir que Mike’s consegue se adequar ao mercado por meio de um posicionamento pautado no público-alvo e, sobretudo, na análise de concorrência.
Palavras-chave: Internacionalização de marca
Marca de produtos
Mercado
Publicidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Jul-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BARROS, Pedro Duque de. Posicionamento de marca em processo de internacionalização em novos mercados: estratégia da marca Mike’s no mercado brasileiro de drinks prontos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

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