Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24660
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Fall Guys: como o indie se tornou sucesso publicitário no mercado de jogos eletrônicos
Author(s)/Inventor(s): Santoro, Enzo Cardoso
Advisor: Nogueira, Maria Alice de Faria
Abstract: O mercado de jogos eletrônicos independentes é um sucesso. Em um ambiente de grande concorrência, games com baixo orçamento ganham o mercado e conquistam novos fãs. Porém, o que faz eles se destacarem? A fim de entender o planejamento publicitário desses jogos e como eles cativam os consumidores e criam uma comunidade engajada, Fall Guys foi escolhido como objeto de estudo de caso. Analisando o discurso empregado nas postagens no X da marca, através de um olhar teórico baseado nos modelos de ciberpublicidade, publicidade expandida, humanização de marca, uso de memes e do prosumption, foi possível ver como esse discurso é responsável por promover esses jogos e criar comunidades engajadas, sem precisarem de grande aporte financeiro nas campanhas. Também foi possível ver como a interação em um contexto cibercultural pode moldar um produto que por natureza é interativo, como os jogos, e permite novas formas de pensar publicidade.
Keywords: Ciberpublicidade
Jogos eletrônicos
Memes
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 17-Jul-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTORO, Enzo Cardoso. Fall Guys: como o indie se tornou sucesso publicitário no mercado de jogos eletrônicos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ESANTORO-min.pdf942.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.