Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/24896

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O papel social do shopping center: uma análise do espaço NUAM no Plaza Shopping de Niterói
Autor(es)/Inventor(es): Seixas, Lucas dos Santos
Tutor: Azevedo, Sandro Torres de
Resumen: A pesquisa tem como o tema principal a análise do papel social dos Shopping Centers, mais especificamente, do Plaza Shopping Niterói e sua influência social na cidade de Niterói a partir do Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM), um espaço de assistência social para mulheres em situação de violência idealizado pelo Plaza Shopping em parceria com a Coordenadoria de Direitos das Mulheres de Niterói (CODIM). O trabalho busca analisar a transformação do setor de Shopping Centers, de templos de consumo para espaços sustentáveis, pautados nos conceitos de ESG. O problema norteador desta pesquisa é o papel social que os Shopping Centers possuem e a interligação dessa responsabilidade social com a manutenção da estrutura de consumo nestes espaços. O objetivo principal desta pesquisa é analisar e investigar as bases mercadológicas que sustentam a mudança sustentável do desenvolvimento dos Shopping Centers, com foco no âmbito social. A metodologia do trabalho é feita através de uma pesquisa exploratória, pesquisa bibliográfica e a realização de entrevista qualitativa com coordenadora da CODIM e espaço NUAM, assim como coleta de resposta da assessoria de imprensa do Plaza Shopping Niterói. Os resultados obtidos indicam que os Shopping Centers sempre serão o templo do consumo, porém, é possível enxergar o equilíbrio para o desenvolvimento sustentável no setor, no qual os Shoppings possuem a responsabilidade social como uma estratégia de comunicação e posicionamento para aumentar sua base de clientes e se conectar com o público desejado.
Materia: Shopping centers
Responsabilidade social
Violência contra mulher
Consumo
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 6-dic-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SEIXAS, Lucas dos Santos. O papel social do shopping center: uma análise do espaço NUAM do Plaza Shopping de Niterói. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_LSEIXAS-min.pdf673.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.