Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24898

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRefkalefsky, Eduardo-
dc.contributor.authorTerra, Luccas Batista-
dc.date.accessioned2025-01-27T18:42:23Z-
dc.date.available2025-01-29T03:00:17Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.citationTERRA, Luccas Batista. O Efeiro Diderot na eleição de 2022: uma análise das propagandas em vídeo do segundo turno das eleições presidenciais.2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24898-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeorias de persuasãopt_BR
dc.subjectMarketing eleitoralpt_BR
dc.subjectEstudos do consumopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectDebate presidencialpt_BR
dc.subjectEstruturalismopt_BR
dc.subjectCampanha presidencialpt_BR
dc.titleO Efeito Diderot na eleição de 2022: uma análise das propagandas em vídeo do segundo turno das eleições presidenciaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Lagoa, Maria Beatriz da Rocha-
dc.contributor.referee2Burrowes, Patricia-
dc.description.resumoO projeto visa analisar a apropriação e a disputa de termos no debate político durante as polarizadas eleições de 2022. Para isso, serão examinadas as campanhas presidenciais de Lula e Bolsonaro no segundo turno, utilizando os conceitos de unidade Diderot e efeito Diderot propostos por Grant McCracken, bem como o estruturalismo de Roland Barthes. O objetivo é identificar os recursos retóricos, publicitários e imagéticos utilizados no confronto direto entre os dois candidatos, comparando o conteúdo dos vídeos oficiais de suas campanhas. O recorte de análise serão os 5 minutos de cada candidato veiculados no dia 28 de outubro, logo antes do último debate presidencial, na Globo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::PUBLICIDADE E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LTERRA-min.pdf590.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.