Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24918

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A contribuição da Lei de Memória Democrática (Lei 20/2022 de 19 de outubro) para a concessão da nacionalidade espanhola: um estudo de caso no Consulado Geral da Espanha em São Paulo
Autor(es)/Inventor(es): Brito, Virgínia Fernandes de
Orientador: Pereira, Marcos Vinicius Torres
Resumo: A presente monografia aborda a entrada em vigor, na Espanha, da Lei 20 de 2022, de 19 de outubro – também conhecida como Lei de Memória Democrática –, aprovada pelo parlamento espanhol e vigente a partir da data supracitada por um período de dois anos, passível de renovação para um ano suplementar. Dentro do amplo escopo da lei, este trabalho enfocará em sua Oitava Disposição Adicional, intitulada “Adquisición de la Nacionalidad Española”, em que se amplia as possibilidades de se adquirir a nacionalidade espanhola aos descendentes de até quarta geração. Este trabalho fará uma breve análise de como se atribui ou se adquire a nacionalidade espanhola em seu primeiro capítulo, por vezes estabelecendo um leve paralelo com a brasileira, em exercício de legislação comparada; em um segundo momento, introduzirá o leitor ao que é propriamente a Lei 20/2022 – de onde veio e ao que se propõe, em linhas gerais, enfocando na Oitava Disposição Adicional da lei. No terceiro capítulo, se estudará a prática da mesma, em uma análise da inovação trazida por esta que, durante seu período de vigência, muda as regras sobre a nacionalidade espanhola regulamentadas pelo Código Civil espanhol e pelo Regulamento de Registro Civil – ainda que atuem concomitantemente – e, por fim, como a Dispositiva se aplica em casos práticos e seus desafios, narrando situações concretas observadas nos agendamentos no Consulado Geral da Espanha em São Paulo.
Palavras-chave: Direito Constitucional
Direito Comparado
Direito Consular
Missões Diplomáticas
Embaixadas e Consulados
Memória Democrática
Constitutional Law
Consular Law
Comparative Law
Diplomatic Missions
Embassies or Consulates
Democratic Memory
Private International Law
Direito Internacional Privado
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BRITO, Virgínia Fernandes de. A contribuição da Lei de Memória Democrática (Lei 20/2022 de 19 de outubro) para a concessão da nacionalidade espanhola: um estudo de caso no Consulado Geral da Espanha em São Paulo. 2023. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VFBrito.pdf651.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.