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http://hdl.handle.net/11422/25122
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Dança em centros de socioeducação e escolas: questões raciais na potência do mover |
| Título(s) alternativo(s): | Dance in socio-education centers and schools: racial issues in the power of movement |
| Autor(es)/Inventor(es): | Souza, Thaisa Faustino de |
| Orientador: | Fagundes, Igor Teixeira Silva |
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Dança é resultado de uma pesquisa-ação que teve por objetivo relatar, sistematizar teórico-metodologicamente oficinas de dança levadas a Centros de Socioeducação e escolas municipais do estado do Rio de Janeiro, apresentando e discutindo seus resultados, com o intuito de ampliar o entendimento do que pode ser dança e sua potência educadora, delatando o aprisionamento do seu sentido em uma perspectiva eurocêntrica. Para tal, estabelece um diálogo com autores como Patricia Stokoe e Helenita Sá Earp. Junto à ampliação do entendimento do que pode ser dança, visando a uma despadronização nas oficinas, a desigualdade racial foi uma temática constante. Minha vivência como mulher negra é apresentada no trabalho de modo a expor os ataques racistas que sofri na infância e dolescência, como também a demonização a cultos – e, por extensão, danças e corporeidades – de matriz africana, que percebia ser reforçada nas escolas e colégios onde estudei. Esses fatores me deram a compreensão da necessidade de abordar a questão racial em espaços educacionais, entendendo que o preterimento e desvalorização do fenótipo e da cultura de povos não brancos é o cerne das padronizações impostas pelo eurocentrismo, em diálogo com Eliane Cavalleiro, Luana Génot, Lélia Gonzalez, Carlos Hasenbalg e Grada Kilomba. Nesse trabalho utilizei a escrevivência – conceito formulado pela escritora Conceição Evaristo – como horizonte para redimensionar o relato autobiográfico, sem a pretensão de consumá-la como método, mas com o propósito de acolhê-la dentro de uma dimensão racial. Minha relação com a dança, antes e depois de adentrar o curso de Licenciatura em Dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a transformação da minha compreensão do que pode ser dança também são apresentadas no trabalho, identificando, assim, os pontos mais relevantes para a formação das oficinas. Ao levá-las aos referidos espaços educacionais, ensaiei neste trabalho uma reflexão teórica possível, atrelada a uma análise dos métodos de ensino-aprendizagem de dança que utilizei e a receptividade de cada público participante. |
| Palavras-chave: | Dança Dancing Instituições Acadêmicas Schools Racismo Racism Projetos Projects Adolescente Adolescent Criança Child |
| Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA |
| Unidade produtora: | Escola de Educação Física e Desportos |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 13-Out-2022 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | SOUZA, Thaisa Faustino de. Dança em centros de socioeducação e escolas: questões raciais na potência do mover. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
| Aparece nas coleções: | Dança |
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