Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25204

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Transformando vidas em horário nobre: o impacto do merchandising social nas telenovelas de Glória Perez
Author(s)/Inventor(s): Bellini, Rafaela Aires
Advisor: Ribeiro, Vinicios Kabral
Abstract: Esta pesquisa analisa como as novelas de Glória Perez, transmitidas pela emissora Rede Globo, abordam questões sociais relevantes, como transfobia, imigração ilegal e tráfico de pessoas. Além disso, investiga como essas produções contribuem para a reflexão e formação de opinião do povo brasileiro. Partiremos do questionamento: "O merchandising social nas novelas da Glória Perez são capazes de influenciar a percepção social dos telespectadores?", para analisar como os temas apresentados nas obras da autora impactam a visão de mundo do público. Para isso, utilizaremos uma metodologia de análise documental, uma pesquisa quantitativa (baseada em análise de conteúdo de novelas emblemáticas) entrevistas com telespectadores e revisão bibliográfica. Os resultados iniciais da pesquisa indicam que as novelas de Glória Perez, em sua grande maioria, desempenham um papel educativo ao abordar tabus e problemas sociais, estimulando debates e reflexões. Junto a isso, é possível observar que as novelas possuem um papel além do entretenimento, atuando com a ferramenta de merchandising social capaz de promover mudanças na percepção coletiva. A relevância do estudo reside em destacar a importância da ficção nas telenovelas como meio de transformação cultural.
Keywords: Telenovelas
Merchandising social
Transformação cultural
Rede Globo
Transfobia
Tráfico humano
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 17-Dec-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BELLINI, Rafaela Aires. Transformando vidas em horário nobre: o impacto do merchandising social nas telenovelas de Glória Perez. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RBELLINI-min.pdf615.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.