Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/25204

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Transformando vidas em horário nobre: o impacto do merchandising social nas telenovelas de Glória Perez
Autor(es)/Inventor(es): Bellini, Rafaela Aires
Tutor: Ribeiro, Vinicios Kabral
Resumen: Esta pesquisa analisa como as novelas de Glória Perez, transmitidas pela emissora Rede Globo, abordam questões sociais relevantes, como transfobia, imigração ilegal e tráfico de pessoas. Além disso, investiga como essas produções contribuem para a reflexão e formação de opinião do povo brasileiro. Partiremos do questionamento: "O merchandising social nas novelas da Glória Perez são capazes de influenciar a percepção social dos telespectadores?", para analisar como os temas apresentados nas obras da autora impactam a visão de mundo do público. Para isso, utilizaremos uma metodologia de análise documental, uma pesquisa quantitativa (baseada em análise de conteúdo de novelas emblemáticas) entrevistas com telespectadores e revisão bibliográfica. Os resultados iniciais da pesquisa indicam que as novelas de Glória Perez, em sua grande maioria, desempenham um papel educativo ao abordar tabus e problemas sociais, estimulando debates e reflexões. Junto a isso, é possível observar que as novelas possuem um papel além do entretenimento, atuando com a ferramenta de merchandising social capaz de promover mudanças na percepção coletiva. A relevância do estudo reside em destacar a importância da ficção nas telenovelas como meio de transformação cultural.
Materia: Telenovelas
Merchandising social
Transformação cultural
Rede Globo
Transfobia
Tráfico humano
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 17-dic-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : BELLINI, Rafaela Aires. Transformando vidas em horário nobre: o impacto do merchandising social nas telenovelas de Glória Perez. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_RBELLINI-min.pdf615.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.