Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/25317
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os megaprocessos criminais sob a ótica do princípio da imparcialidade: operações Lava Jato e Lesa Pátria - uma análise sobre as atuações de Sérgio Moro e Alexandre de Moraes
Autor(es)/Inventor(es): Campos, Sofia Ribeiro
Orientador: Santoro, Antonio Eduardo Ramires
Resumo: O objetivo deste trabalho é, em primeiro plano, verificar o comportamento do princípio da imparcialidade sob a ótica dos megaprocessos. Para tanto, na primeira parte da pesquisa, serão demonstrados os conceitos de sistemas processuais penais e as dicotomias na atuação do magistrado em cada estrutura, bem como as traduções estatais que eles revelam. Ainda, será exposta a relevância do princípio da imparcialidade na estruturação e garantia do processo penal constitucional. Em seguida, faz-se a exposição conceitual dos megaprocessos e suas características substanciais, com ênfase na atuação dos meios de comunicação na ascensão desse modelo processual. Ademais, demonstra-se como esse modelo é capaz de suprimir diversas garantias processuais, sobretudo o princípio da imparcialidade. Por sua vez, revela-se a sua incompatibilidade com o sistema acusatório ao qual a Constituição Federal de 1988 se propõe a estruturar-se. Por fim, expõe-se um caso elucidativo, no Brasil, do corrompimento desse princípio na Operação Lava-Jato, pelo ex-juiz Sérgio Moro. Ainda nesse viés, a partir de provocações midiáticas e de grupos antidemocráticos, surgiu o intuito de se analisar se é possível uma comparação entre a atuação de Moro, na Operação Lava-Jato, com a de Alexandre de Moraes, na Operação Lesa Pátria. Para tanto, faz-se um breve relato acerca desses dois megaprocessos e seus contextos políticos, bem como da atuação dos magistrados. Nesse viés, concluiu-se que a premissa comparativa, por si só, é equivocada, conforme será demonstrado.
Palavras-chave: Imparcialidade
Megaprocessos Criminais
Sistema Acusatório
Processo Penal
Garantia Constitucional
Impartiality
Criminal Megatrials
Accusatory System
Criminal Process
Constitutional Guarantee
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL PENAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CAMPOS, Sofia Ribeiro. Os megaprocessos criminais sob a ótica do princípio da imparcialidade: operações Lava Jato e Lesa Pátria - uma análise sobre as atuações de Sérgio Moro e Alexandre de Moraes. 2024. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SRCampos_min.pdf368.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.