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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Subordinação algorítmica e a relação de emprego nas plataformas digitais de transporte de passageiros
Autor(es)/Inventor(es): Faria, Bernardo Pinto Guedes de
Orientador: Coutinho, Sayonara Grillo
Resumo: A presente monografia objetiva analisar a relação empregatícia entre as plataformas digitais de transporte de passageiros e os motoristas de aplicativo, à luz dos princípios constitucionais do direito do direito do trabalho e do conceito de subordinação algorítmica. Para tanto, busca-se reforçar a tese de que, apesar da autonomia aparente dos motoristas, há uma relação de emprego fundada na subordinação jurídica mediada por algoritmos. O trabalho foi dividido em três tópicos. No primeiro, foi apresentada uma revisão bibliográfica sobre os princípios constitucionais do direito do trabalho e sobre os requisitos das relações de emprego, fazendo alusão às novas relações laborais. Em seguida, buscou-se discorrer sobre as plataformas digitais de transporte de passageiros no Brasil e explorar o conceito emergente da subordinação algorítmica. Por último, trouxe o debate legislativo e jurisprudencial brasileiro, abordando o Decreto nº 11.513, de 1º de maio de 2023, e o Projeto de Lei Complementar nº12/2024, bem como analisou as decisões das Turmas do Tribunal Superior do Trabalho.
Palavras-chave: Direito do trabalho
Princípio constitucional
Relação de emprego
Subordinação
Transporte de passageiros
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FARIA, Bernardo Pinto Guedes de. Subordinação algorítmica e a relação de emprego nas plataformas digitais de transporte de passageiros. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
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