Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26635
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Cidade-Arte: a criança como agente co-transformador do espaço |
| Author(s)/Inventor(s): | Faria, Bruna de Souza Aguiar |
| Advisor: | Drago, Niuxa Dias |
| Abstract: | O debate sobre o espaço da criança nas cidades é recente e, mesmo com grandes conquistas, muito ainda precisa ser feito. Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Brasil, diversos avanços foram promovidos ao se tratar da criança como cidadão detentor de direitos. Brincar é um desses direitos. Atualmente, carros são protagonistas no urbanismo “adultocêntrico”(Cavalcante, 2021), com vias largas e calçadas estreitas que dificultam a caminhabilidade do pedestre, principalmente do que possui menos de 18 anos de idade. Entendendo a cidade como possível território educativo e a criança como agente co transformador do espaço, o presente trabalho pretende propor intervenções, permanentes e temporárias, táticas lúdicas no entorno urbano à Escola Municipal Júlio Verne, transbordando até a Estrada do Tindiba, localizada no bairro Taquara, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a fim de garantir maior autonomia e segurança àqueles que utilizam esses espaços. Para tal, recorro à bibliografias, referências projetuais, conceituações, metodologias de análise do espaço urbano, entre outras pesquisas dentro da temática “território educativo”, além de diagnósticos extraídos pelo método de análise Walkthrough, no qual há a observação dos aspectos físicos. Sendo assim, pretende-se desenhar espaços acolhedores e inclusivos que potencializem as qualidades e melhorem as fraquezas das características e elementos do local, com ambiências criativas que ensinem sobre cidadania e priorizem travessias seguras para crianças e seus cuidadores; protagonizar estas, se valendo de suas imensidões perceptivas e cognitivas; e elaborar espaços urbanos versáteis de circular, estar e brincar, com geometrias que freiem o fluxo dos automóveis. |
| Keywords: | Criança Territórios educativos Urbanismo Cidades |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
| Production unit: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 11-Dec-2024 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | FARIA, Bruna de Souza Aguiar. Cidade-Arte: a criança como agente co-transformador do espaço. 2024. 68f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| BSAFaria.pdf | 11.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.