Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26703
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Lendo em inglês: benefícios da leitura na pré-escola bilíngue |
| Author(s)/Inventor(s): | Sousa, Kathlen Aparecida Oliveira de |
| Advisor: | Menezes, Danielle de Almeida |
| Abstract: | Este estudo tem por objetivo discutir o papel da leitura na educação bilíngue pré-escolar. A metodologia empregada consiste em uma revisão da bibliografia existente na área, incluindo livros, dissertações, artigos científicos e revisões teóricas relevantes sobre o tema. Os resultados demonstram que a leitura desempenha um papel fundamental na promoção da aquisição de vocabulário e estruturas linguísticas em diferentes idiomas desde tenra idade. Além disso, a prática da leitura nos contextos bilíngues não só fortalece a competência linguística dos estudantes, mas também estimula habilidades cognitivas, como o pensamento crítico, a criatividade e a imaginação. Essa interação enriquece o repertório linguístico das crianças e as prepara para uma compreensão mais profunda de diversas culturas e perspectivas. Conclui-se, portanto, que integrar a leitura de forma significativa desde os primeiros anos de vida contribui positivamente para o desenvolvimento integral das crianças em um contexto de ensino bilíngue. Essa prática facilita a aprendizagem de idiomas e promove a construção de identidades culturais sólidas e habilidades de comunicação intercultural. Assim, ao estimular o hábito da leitura na fase pré-escolar, os educadores podem contribuir significativamente para a formação de indivíduos culturalmente competentes e preparados para enfrentar os desafios de um mundo globalizado. |
| Keywords: | Educação bilíngue Língua estrangeira Leitura Desenvolvimento infantil |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Production unit: | Faculdade de Letras |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 28-Jun-2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| KAOSousa.pdf | 384.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.