Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26829

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Impactos da Lei 14.230/21 na proteção dos princípios da Administração Pública: desafios constitucionais e a nova taxatividade na improbidade administrativa
Author(s)/Inventor(s): Melo Filho, Eduardo Lima Alves de
Advisor: Oliveira, Larissa Pinha de
Abstract: A defesa da probidade administrativa é um tema central na Constituição de 1988, que consolidou a moralidade como princípio fundamental da Administração Pública. A Lei de Improbidade Administrativa (LIA), instituída em 1992, visou regulamentar essas diretrizes constitucionais, estabelecendo sanções para proteger a ética na gestão pública. A reforma introduzida pela Lei 14.230/21 trouxe mudanças significativas, como a exigência de dolo específico e a taxatividade do rol de condutas ímprobas, o que gerou debates sobre a adequação aos limites constitucionais. O estudo objetiva analisar as barreiras constitucionais e de convencionalidade associadas às modificações introduzidas pela Lei 14.230/21, especialmente no artigo 11 da LIA. A avalia a mudança de um rol exemplificativo para taxativo de condutas e as limitações frente aos princípios constitucionais da moralidade e da probidade administrativa à luz da hermenêutica constitucional e se a reforma respeita o Estado Democrático de Direito. A análise foca nos desafios impostos ao Direito Administrativo Sancionador e na possível restrição do controle de condutas que possam lesar o interesse público sob o pretexto da legalidade formal.
Keywords: Administração pública
Improbidade administrativa
Moralidade administrativa
Princípio da legalidade
Princípio da segurança jurídica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MELO FILHO, Eduardo Lima Alves de. Impactos da Lei 14.230/21 na proteção dos princípios da Administração Pública: desafios constitucionais e a nova taxatividade na improbidade administrativa. 2024. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELAMeloFilho.pdf438.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.