Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/27072
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | A atuação de licenciados em dança no meio não formal de ensino: desafios da formação docente à luz das habilidades socioemocionais e da neurobiologia da aprendizagem |
| Otros títulos: | The performance of dance graduates in non-formmal education: challenges of teacher training in light of socio-emotional skills and the neurobiology of learning |
| Autor(es)/Inventor(es): | Costa, Maria Eduarda Lobão |
| Tutor: | Volpe, Marina Fernanda Elias |
| Resumen: | Este trabalho tem por objetivo investigar a atuação de professores licenciados em dança no meio não formal de ensino, a fim de entender se a formação acadêmica proporciona um olhar diferenciado para com os alunos. Dando atenção especial às competências técnicas, pedagógicas e socioemocionais que atravessam o exercício docente. Partindo da compreensão de que ensinar dança para crianças exige mais do que domínio técnico sobre o tema, requer também sensibilidade, inteligência emocional e empatia. A pesquisa ancora-se em referenciais teóricos da neurociência, psicologia e pedagogia, além de entrevistas realizadas com professoras e diretoras atuantes no ensino não formal. Os resultados apontam para a urgência de um olhar mais atento às demandas emocionais dos alunos, mas também dos professores, bem como para a valorização de espaços de formação docente que reconheçam a complexidade do ensinar e acolham os processos subjetivos implicados nessa tarefa. Conclui-se, então, que a formação acadêmica em dança não se faz suficientemente satisfatória na construção de um professor completo, sendo necessário ampliar o currículo para que os avanços da ciência possam ser agregados, visando construir ambientes de ensino mais afetivos, responsáveis e transformadores. |
| Materia: | Dança Dancing Educação não-formal Non-formal education Ensino Teaching Docentes Faculty Habilidades sociais Social skills Neurociências Neurosciences Criança Child Estudantes Students Infância Childhood Aprendizagem Learning |
| Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA |
| Unidade de producción: | Escola de Educação Física e Desportos |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 7-ago-2025 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Citación : | COSTA, Maria Eduarda Lobão. A atuação de licenciados em dança no meio não formal de ensino: desafios da formação docente à luz das habilidades socioemocionais e da neurobiologia da aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Aparece en las colecciones: | Dança |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MELCosta.pdf | 453.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.