Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27072

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A atuação de licenciados em dança no meio não formal de ensino: desafios da formação docente à luz das habilidades socioemocionais e da neurobiologia da aprendizagem
Otros títulos: The performance of dance graduates in non-formmal education: challenges of teacher training in light of socio-emotional skills and the neurobiology of learning
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Maria Eduarda Lobão
Tutor: Volpe, Marina Fernanda Elias
Resumen: Este trabalho tem por objetivo investigar a atuação de professores licenciados em dança no meio não formal de ensino, a fim de entender se a formação acadêmica proporciona um olhar diferenciado para com os alunos. Dando atenção especial às competências técnicas, pedagógicas e socioemocionais que atravessam o exercício docente. Partindo da compreensão de que ensinar dança para crianças exige mais do que domínio técnico sobre o tema, requer também sensibilidade, inteligência emocional e empatia. A pesquisa ancora-se em referenciais teóricos da neurociência, psicologia e pedagogia, além de entrevistas realizadas com professoras e diretoras atuantes no ensino não formal. Os resultados apontam para a urgência de um olhar mais atento às demandas emocionais dos alunos, mas também dos professores, bem como para a valorização de espaços de formação docente que reconheçam a complexidade do ensinar e acolham os processos subjetivos implicados nessa tarefa. Conclui-se, então, que a formação acadêmica em dança não se faz suficientemente satisfatória na construção de um professor completo, sendo necessário ampliar o currículo para que os avanços da ciência possam ser agregados, visando construir ambientes de ensino mais afetivos, responsáveis e transformadores.
Materia: Dança
Dancing
Educação não-formal
Non-formal education
Ensino
Teaching
Docentes
Faculty
Habilidades sociais
Social skills
Neurociências
Neurosciences
Criança
Child
Estudantes
Students
Infância
Childhood
Aprendizagem
Learning
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
Unidade de producción: Escola de Educação Física e Desportos
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 7-ago-2025
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : COSTA, Maria Eduarda Lobão. A atuação de licenciados em dança no meio não formal de ensino: desafios da formação docente à luz das habilidades socioemocionais e da neurobiologia da aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Aparece en las colecciones: Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MELCosta.pdf453.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.