Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27202

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Formação inicial de professores alfabetizadores: um olhar sobre a experiência de mediação de leitura literária
Author(s)/Inventor(s): Silva, Vanessa Saraiva Ribeiro da
Advisor: Andrade, Ludmila Thomé de
Abstract: Este estudo investiga as contribuições da mediação de leitura de literatura infantil na formação inicial de professores alfabetizadores, a partir da experiência dos estagiários do programa "Alfabetização e Literatura ou Vice-Versa". A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando a observação participante e questionários como métodos de coleta de dados. Os resultados indicam que a prática de mediação contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional dos estagiários, fornecendo estratégias eficazes para a promoção da leitura e da escrita em sala de aula. A experiência proporcionou o fortalecimento da confiança dos estagiários, o aprimoramento das habilidades de planejamento de aulas, a expansão do repertório literário, a construção de saberes compartilhados, o desenvolvimento da identidade profissional e o desejo de aprofundamento na formação docente. Conclui-se que a integração entre teoria e prática, promovida pelo programa, é crucial para a formação de professores alfabetizadores capacitados a enfrentar os desafios contemporâneos da educação.
Keywords: Formação de professores
Mediação de leitura
Alfabetização
Literatura infantil
Desenvolvimento profissional
Formação docente
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 21-Aug-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Vanessa Saraiva Ribeiro da. Formação inicial de professores alfabetizadores: um olhar sobre a experiência de mediação de leitura literária. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VSRSilva.pdf470.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.