Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27209
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | O papel do pedagogo no ambiente corporativo: desafios e possibilidades de atuação |
| Author(s)/Inventor(s): | Lopes, Juliana Torres |
| Advisor: | Amaral, Daniela Patti do |
| Abstract: | Os profissionais formados em Pedagogia, no Brasil, estão inseridos em um contexto de influências e debates acerca de sua identidade profissional que, muitas vezes, não incorporam saberes não escolares ao longo da formação inicial. O presente trabalho investiga os ordenamentos legais que orientam a formação em Pedagogia e busca compreender em diálogo com o ciclo de políticas, o silenciamento ou não de determinadas questões curriculares. Nesse contexto, o debate acerca da identidade do Pedagogo surge como um ponto central para fortalecer a discussão curricular e a inclusão da educação não escolar. Buscamos analisar o campo da Pedagogia Corporativa e seus aspectos de modo a responder a questão central do trabalho, que visa relacionar a formação inicial na Pedagogia com a atuação profissional em ambientes corporativos. Essa discussão envolve temas como treinamento, desenvolvimento, habilidades pedagógicas e a aplicação desses conhecimentos em ambientes empresariais em diálogo com o campo educacional. Para explorar a atuação do Pedagogo, o percurso metodológico utilizado contou com a aplicação de questionários, trazendo materialidade à pesquisa e respondendo aos questionamentos levantados ao longo da construção dos primeiros capítulos. Isso permitiu investigar as atividades dos egressos do curso de Pedagogia em suas atuações corporativas e compreender como utilizavam os conhecimentos desenvolvidos na formação inicial para solucionar questões de um ambiente que inicialmente desconhecido. Conclui-se que os resultados trazidos pela pesquisa apontam para um campo frutífero de atuação do pedagogo e que reforçam a habilidade do profissional da Pedagogia em atuar dentro das corporações. Contudo, essa atuação demanda maior investigação acadêmica e apoio de profissionais facilitadores, para que discentes e docentes possam se apropriar da discussão sobre a educação não escolar e, consequentemente, da educação corporativa e seu lugar na formação inicial de pedagogos e pedagogas. |
| Keywords: | Educação corporativa Educação não formal Pedagogia Formação inicial Currículo Identidade profissional |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2-Dec-2024 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | LOPES, Juliana Torres. O papel do pedagogo no ambiente corporativo: desafios e possibilidades de atuação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| JTLopes.pdf | 308.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.