Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27221

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A busca pela juventude eterna: invisibilidade da velhice pelo mercado de beleza brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Santoro, Tatiane Almeida
Tutor: Machado, Monica
Resumen: O presente trabalho investiga como o mercado de beleza brasileiro representa mulheres maduras em publicidades de produtos "anti-idade", questionando a perpetuação da juventude como padrão estético dominante. A pesquisa explora como as marcas criaram o conceito de produtos anti-idade e representam as mulheres maduras nas publicidades de cosméticos de beleza. A partir da metodologia de Literacia Publicitária (Burrowes, Rett, 2016; Machado, Burrowes, Rett, 2017), são analisadas as publicações no Instagram de três marcas: Avon, Mantecorp e Sallve, entre maio de 2023 e maio de 2024. O estudo examina como o discurso publicitário se apropria da juventude como símbolo de beleza, analisando os aspectos informacional, estético/visual, retórico e promocional das campanhas. A pesquisa contribui para a compreensão de como a publicidade reforça padrões e estereótipos de beleza, incentivando a reflexão sobre a necessidade de uma representação mais inclusiva e diversa na mídia.
Materia: Publicidade
Beleza feminina (Estética)
Envelhecimento
Representação
Silver economy
Mulher
Maturidade
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 16-jul-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTORO, Tatiane Almeida. A busca pela juventude eterna: invisibilidade da velhice pelo mercado de beleza brasileiro. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TASantoro.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.