Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27221

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A busca pela juventude eterna: invisibilidade da velhice pelo mercado de beleza brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Santoro, Tatiane Almeida
Orientador: Machado, Monica
Resumo: O presente trabalho investiga como o mercado de beleza brasileiro representa mulheres maduras em publicidades de produtos "anti-idade", questionando a perpetuação da juventude como padrão estético dominante. A pesquisa explora como as marcas criaram o conceito de produtos anti-idade e representam as mulheres maduras nas publicidades de cosméticos de beleza. A partir da metodologia de Literacia Publicitária (Burrowes, Rett, 2016; Machado, Burrowes, Rett, 2017), são analisadas as publicações no Instagram de três marcas: Avon, Mantecorp e Sallve, entre maio de 2023 e maio de 2024. O estudo examina como o discurso publicitário se apropria da juventude como símbolo de beleza, analisando os aspectos informacional, estético/visual, retórico e promocional das campanhas. A pesquisa contribui para a compreensão de como a publicidade reforça padrões e estereótipos de beleza, incentivando a reflexão sobre a necessidade de uma representação mais inclusiva e diversa na mídia.
Palavras-chave: Publicidade
Beleza feminina (Estética)
Envelhecimento
Representação
Silver economy
Mulher
Maturidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Jul-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTORO, Tatiane Almeida. A busca pela juventude eterna: invisibilidade da velhice pelo mercado de beleza brasileiro. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TASantoro.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.