Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27323

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A transformação da linguagem do influenciador no mundo virtual: estudo de caso de Any Malu
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Maurício Corrêa da Costa
Orientador: Refkalefsky, Eduardo
Resumo: O trabalho tem como objetivo a análise do fenômeno da transformação de linguagem do influenciador digital no mundo virtual, mais especificamente na internet. O método de abordagem foi qualitativo, e devido ao fato da pesquisa ser feita a partir de um evento relativamente recente, a metodologia escolhida foi a de um estudo de caso. Ele é baseado na influenciadora digital Any Malu, personagem animada da empresa Combo Studio, que atua na internet nas mais diferentes plataformas. O estudo possui o foco voltado para as redes sociais YouTube e TikTok efetivamente. O trabalho utiliza diferentes referências teóricas para a análise do fenômeno de mudança de linguagem, como a cultura da convergência, os marketing 4.0, de conteúdo e de influência, e os prosumers e user-generated content. O estudo evidenciou a necessidade da alteração na comunicação entre influenciadora e público de acordo com a plataforma utilizada, e de que forma o criador de conteúdo deve se adaptar para conseguir transmitir sua mensagem da forma mais eficaz possível.
Palavras-chave: Influenciadores digitais
Linguagem
Comunicação
Redes sociais
Marketing
Convergência midiática
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Dez-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PEREIRA, Maurício Corrêa da Costa. A transformação da linguagem do influenciador no mundo virtual: estudo de caso de Any Malu. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCCPereira.pdf966.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.