Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27358

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Copiar ou interpretar: uma análise crítica do material didático “Rio educa”
Author(s)/Inventor(s): Moraes, Douglas Vianna de
Advisor: Ji, Renan
Co-advisor: Pires, Carlos
Abstract: Este trabalho analisa o material didático “Rio Educa”, amplamente utilizado nas escolas municipais do Rio de Janeiro, com foco na interação entre textos literários e a formação de pensamento crítico em alunos do 4o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa baseia-se em conceitos como educação problematizadora de Paulo Freire (1970) e as críticas de Marcuschi (1996) sobre a reprodução mecânica de informações, o que o autor chama de “copiação por copiação”. O estudo abrange análises micro, que se debruçam sobre casos isolados e exemplares, e macro, que analisam aspectos gerais de interação literária presentes no material. Os resultados apontam uma predominância de questões alinhadas ao modelo de educação bancária, evidenciando obstáculos na promoção do pensamento crítico.
Keywords: Material didático
Pensamento crítico
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 8-Jul-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Japonês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DVMoraes.pdf828.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.