Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27358
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Copiar ou interpretar: uma análise crítica do material didático “Rio educa” |
| Author(s)/Inventor(s): | Moraes, Douglas Vianna de |
| Advisor: | Ji, Renan |
| Co-advisor: | Pires, Carlos |
| Abstract: | Este trabalho analisa o material didático “Rio Educa”, amplamente utilizado nas escolas municipais do Rio de Janeiro, com foco na interação entre textos literários e a formação de pensamento crítico em alunos do 4o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa baseia-se em conceitos como educação problematizadora de Paulo Freire (1970) e as críticas de Marcuschi (1996) sobre a reprodução mecânica de informações, o que o autor chama de “copiação por copiação”. O estudo abrange análises micro, que se debruçam sobre casos isolados e exemplares, e macro, que analisam aspectos gerais de interação literária presentes no material. Os resultados apontam uma predominância de questões alinhadas ao modelo de educação bancária, evidenciando obstáculos na promoção do pensamento crítico. |
| Keywords: | Material didático Pensamento crítico |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Production unit: | Faculdade de Letras |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 8-Jul-2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Letras - Japonês |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| DVMoraes.pdf | 828.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.