Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27381

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A estabilização das tutelas antecipadas no Código de Processo Civil de 2015: limites, alcances e confrontos com a preclusão e a coisa julgada
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Alessandro Duvoizem
Tutor: Hartmann, Guilherme Kronemberg
Resumen: O presente trabalho de monografia tem por objetivo principal analisar o regime jurídico da estabilização da tutela provisória de urgência antecipada requerida em caráter antecedente, conforme disciplinado pelo Código de Processo Civil de 2015, e sua controvertida relação com a coisa julgada material. A análise parte da necessidade de compreender se e em que medida a estabilidade conferida à decisão que concede tutela antecipada, na ausência de recurso do réu, pode produzir efeitos semelhantes aos da coisa julgada, à luz dos §§ 5° e 6° do art. 304 do CPC/2015. Para tanto, examina-se a natureza jurídica dessa estabilização, suas distinções em relação à coisa julgada, bem como as implicações práticas do decurso do prazo bienal previsto na norma. A pesquisa, de caráter bibliográfico e dogmático, adota como metodologia a análise doutrinária e legislativa, considerando ainda os limites hermenêuticos da cognição sumária e os fundamentos constitucionais do contraditório e da segurança jurídica. Conclui-se que a estabilização constitui uma nova categoria de estabilidade processual no ordenamento brasileiro, distinta da coisa julgada, embora com efeitos relevantes na configuração do direito à tutela jurisdicional efetiva.
Materia: Brasil. [Código de Processo Civil (2015)]
Coisa julgada
Prescrição de prazos (processo civil)
Princípio da segurança jurídica
Tutela antecipada
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2025
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GOMES, Alessandro Duvoizem. A estabilização das tutelas antecipadas no Código de Processo Civil de 2015: limites, alcances e confrontos com a preclusão e a coisa julgada. 2025. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ADGomes.pdf522.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.