Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27521

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Novas perspectivas para o ensino de literatura infantil e juvenil afro-brasileira: um diálogo entre a teoria e a prática
Author(s)/Inventor(s): Silva, Ana Claudia da
Advisor: Considera, Anabelle Loivos
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar a literatura infantil e juvenil afro-brasileira nas últimas décadas. E, desta forma, deseja discutir alguns apontamentos e transformações do ensino da literatura nas escolas públicas de nosso país. Para isso, serão abordadas questões temáticas da diversidade étnico-racial e a proposta de utilizarmos a literatura afro-brasileira como uma ponte para o combate ao preconceito e ao racismo nas salas de aula. Apresentamos aqui alguns questionamentos que serão abordados neste estudo: Qual é a importância do ensino da literatura nas escolas? Como se deu a transformação da literatura nas últimas décadas? Qual a contribuição da literatura infantil e juvenil na sala de aula do ensino fundamental? Para realizar este estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, com base em alguns autores que dialogam com a proposta do ensino da literatura infantil e juvenil afro-brasileira, a fim de que sejam apresentadas suas obras literárias e suas discussões sobre o tema abordado. As autoras presentes nesta pesquisa são: Heloísa Pires Lima, Sônia Rosa e Kiusam de Oliveira.
Keywords: Literatura infantil
Literatura juvenil
Antirracista
Diversidade
Relações étnico-raciais
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACSilva.pdf239.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.