Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27521
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Novas perspectivas para o ensino de literatura infantil e juvenil afro-brasileira: um diálogo entre a teoria e a prática |
| Author(s)/Inventor(s): | Silva, Ana Claudia da |
| Advisor: | Considera, Anabelle Loivos |
| Abstract: | Este estudo tem como objetivo analisar a literatura infantil e juvenil afro-brasileira nas últimas décadas. E, desta forma, deseja discutir alguns apontamentos e transformações do ensino da literatura nas escolas públicas de nosso país. Para isso, serão abordadas questões temáticas da diversidade étnico-racial e a proposta de utilizarmos a literatura afro-brasileira como uma ponte para o combate ao preconceito e ao racismo nas salas de aula. Apresentamos aqui alguns questionamentos que serão abordados neste estudo: Qual é a importância do ensino da literatura nas escolas? Como se deu a transformação da literatura nas últimas décadas? Qual a contribuição da literatura infantil e juvenil na sala de aula do ensino fundamental? Para realizar este estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, com base em alguns autores que dialogam com a proposta do ensino da literatura infantil e juvenil afro-brasileira, a fim de que sejam apresentadas suas obras literárias e suas discussões sobre o tema abordado. As autoras presentes nesta pesquisa são: Heloísa Pires Lima, Sônia Rosa e Kiusam de Oliveira. |
| Keywords: | Literatura infantil Literatura juvenil Antirracista Diversidade Relações étnico-raciais |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Production unit: | Faculdade de Letras |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ACSilva.pdf | 239.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.