Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27564

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A importância da motivação na cultura organizacional como vantagem competitiva
Autor(es)/Inventor(es): Cruz, Mirela da Silva
Orientador: Bittencourt, Renato Nunes
Resumo: Este estudo explorou a importância da motivação na cultura organizacional como uma vantagem competitiva, destacando sua relevância para o sucesso e o desempenho das empresas no contexto empresarial atual. O objetivo geral é analisar a importância da motivação na cultura organizacional como vantagem competitiva. Trata-se de pesquisa exploratória, de campo e bibliográfica. Os principais resultados obtidos foram no sentido de que uma cultura organizacional que valoriza a motivação pode ser construída por meio da adoção de práticas como reconhecimento e valorização dos contratados, estabelecimento de metas desafiadoras, oferecimento de oportunidades de desenvolvimento profissional, entre outros. É importante que os líderes da empresa estejam comprometidos em criar um ambiente de trabalho positivo e motivador, que inspire os funcionários a darem o seu melhor. Sendo assim, pode-se concluir que a motivação é uma vantagem competitiva para as empresas, pois contribui para o aumento da produtividade, da satisfação dos colaboradores e, consequentemente, para melhores resultados financeiros. Empresas que valorizam a motivação em sua cultura organizacional estão mais preparadas para enfrentar desafios e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Palavras-chave: Motivação
Satisfação no trabalho
Burnout
Cultura organizacional
Vantagem competitiva
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CRUZ, Mirela da Silva. A importância da motivação na cultura organizacional como vantagem competitiva. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSCruz.pdf242.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.