Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27694

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O papel da gestão escolar nas ações de diferenciação pedagógicas dentro e fora da sala de aula
Author(s)/Inventor(s): Silva, Suelen de Melo
Advisor: Fernández, Silvina Julia
Abstract: Esse estudo tem como objetivo analisar como se dá o processo organizacional escolar considerando a heterogeneidade discente dentro e fora da sala de aula e como a ausência/presença da gestão com relação aos professores impactam os processos educativos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, mais especificamente, um estudo de caso, no qual, através de entrevistas, registramos relatos de uma professora e uma gestora de uma escola de preferência, localizada na zona norte do Rio de Janeiro, buscando ouvir essas profissionais, o que evidenciou como suas contribuições, por meio de uma participação ativa, podem melhorar o atendimento escolar à comunidade e aos/às estudantes. Esse estudo manifestou aspectos positivos dos efeitos de uma gestão democrática e participativa compreendendo a responsabilidade nos processos de aprendizagem e desempenho dos alunos como um ato de comprometimento social e de reconhecimento da importância de uma escuta disponível.
Keywords: Gestão escolar
Educação infantil
Projeto político-pedagógico
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 25-Aug-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Suelen de Melo. O papel da gestão escolar nas ações de diferenciação pedagógicas dentro e fora da sala de aula. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SMSilva.pdf319.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.