Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/2821
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A dinâmica do movimento circular (uma proposta para o Ensino médio) |
Autor(es)/Inventor(es): | Benevides, Rodrigo Corrêa de Sá e |
Tutor: | Dias, Penha Maria Cardoso |
Tutor : | Santos, Wilma Machado Soares |
Resumen: | Apresenta uma proposta para introduzir o movimento circular para o aluno de Ensino médio. O foco é colocado na dinâmica e não na cinemática, como abordado usualmente nos livros. Foi elaborado material didático envolvendo uma demonstração, um experimento e textos didáticos de História da Física; nos textos de história, são apresentados os problemas que levam à formulação dos conceitos. Um pressuposto metodológico é que a História da Física é um bom organizador prévio no processo de ensino-aprendizagem, segundo a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausebel. A História viabiliza, também, a compreensão da ciência como construção e o reconhecimento do sentido histórico da ciência, atendendo a necessidade de contextualização no ensino da Ciência, requerida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Planos de aula descrevendo a aplicação para alunos de 1ª série do Ensino médio do Colégio Pedro II são apresentados com detalhes. |
Materia: | Movimento Circular Ensino de física |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES |
Unidade de producción: | Instituto de Física |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | jun-2007 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RCSBenevides.pdf | 1.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.