Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/2821
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A dinâmica do movimento circular (uma proposta para o Ensino médio) |
Autor(es)/Inventor(es): | Benevides, Rodrigo Corrêa de Sá e |
Orientador: | Dias, Penha Maria Cardoso |
Coorientador: | Santos, Wilma Machado Soares |
Resumo: | Apresenta uma proposta para introduzir o movimento circular para o aluno de Ensino médio. O foco é colocado na dinâmica e não na cinemática, como abordado usualmente nos livros. Foi elaborado material didático envolvendo uma demonstração, um experimento e textos didáticos de História da Física; nos textos de história, são apresentados os problemas que levam à formulação dos conceitos. Um pressuposto metodológico é que a História da Física é um bom organizador prévio no processo de ensino-aprendizagem, segundo a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausebel. A História viabiliza, também, a compreensão da ciência como construção e o reconhecimento do sentido histórico da ciência, atendendo a necessidade de contextualização no ensino da Ciência, requerida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Planos de aula descrevendo a aplicação para alunos de 1ª série do Ensino médio do Colégio Pedro II são apresentados com detalhes. |
Palavras-chave: | Movimento Circular Ensino de física |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES |
Unidade produtora: | Instituto de Física |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Jun-2007 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RCSBenevides.pdf | 1.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.