Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2867
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barros, Susana de Souza | - |
dc.contributor.author | Martelli, Voltaire | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-19T18:03:57Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:40Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2867 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Deficiente visual | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | A problemática da inclusão de alunos deficientes visuais nas aulas de física do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Santos, Wilma Machado Soares | - |
dc.contributor.referee1 | Moreira, Ligia Faria | - |
dc.contributor.referee2 | Chaves, Francisco Artur Braun | - |
dc.description.resumo | O objetivo do presente trabalho é o ensino de física para os APDV, tendo como subproduto o aprendizado para a inclusão educacional. A psicologia educacional apoiada nos trabalhos de Vygostky fortalece a ação para a inclusão e serve como suporte norteador para a continuidade, permitindo enfrentar dificuldades inerentes ao processo de inclusão. Materiais para experimentos em Física foram desenvolvidos o11 adaptados visando ao aprendizado sólido e construtivo, não somente dos APDV mas também poderá contribuir para a formação dos futuros professores. Este trabalho poderá contribuir para dimensionar de maneira mais adequada o currículo para os APDV, que deve ser diferenciado, a projeto do livro falado, atendimento nas outras disciplinas para compor a inclusão educacional e avaliação conveniente, evitando-se o paternalismo ou a cobrança equiparada aos que enxergam: devem ser respeitadas as diferenças. Considera-se da maior importância o uso de tecnologias facilitadoras na escola, como é o caso do sistema sintetizador de voz que permite a independência do APDV: DOSVOX e WEBVOX, desenvolvido pela equipe do NCE-UFRJ: sistemas conversacionais e interativos, disponíveis gratuitamente com apoio dos responsáveis pelo sistema. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VMartelli.pdf | 3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.