Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2867
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A problemática da inclusão de alunos deficientes visuais nas aulas de física do ensino médio |
Author(s)/Inventor(s): | Martelli, Voltaire |
Advisor: | Barros, Susana de Souza |
Co-advisor: | Santos, Wilma Machado Soares |
Abstract: | O objetivo do presente trabalho é o ensino de física para os APDV, tendo como subproduto o aprendizado para a inclusão educacional. A psicologia educacional apoiada nos trabalhos de Vygostky fortalece a ação para a inclusão e serve como suporte norteador para a continuidade, permitindo enfrentar dificuldades inerentes ao processo de inclusão. Materiais para experimentos em Física foram desenvolvidos o11 adaptados visando ao aprendizado sólido e construtivo, não somente dos APDV mas também poderá contribuir para a formação dos futuros professores. Este trabalho poderá contribuir para dimensionar de maneira mais adequada o currículo para os APDV, que deve ser diferenciado, a projeto do livro falado, atendimento nas outras disciplinas para compor a inclusão educacional e avaliação conveniente, evitando-se o paternalismo ou a cobrança equiparada aos que enxergam: devem ser respeitadas as diferenças. Considera-se da maior importância o uso de tecnologias facilitadoras na escola, como é o caso do sistema sintetizador de voz que permite a independência do APDV: DOSVOX e WEBVOX, desenvolvido pela equipe do NCE-UFRJ: sistemas conversacionais e interativos, disponíveis gratuitamente com apoio dos responsáveis pelo sistema. |
Keywords: | Deficiente visual Ensino de física Ensino médio |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2005 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VMartelli.pdf | 3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.