Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2867
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A problemática da inclusão de alunos deficientes visuais nas aulas de física do ensino médio
Autor(es)/Inventor(es): Martelli, Voltaire
Tutor: Barros, Susana de Souza
Tutor : Santos, Wilma Machado Soares
Resumen: O objetivo do presente trabalho é o ensino de física para os APDV, tendo como subproduto o aprendizado para a inclusão educacional. A psicologia educacional apoiada nos trabalhos de Vygostky fortalece a ação para a inclusão e serve como suporte norteador para a continuidade, permitindo enfrentar dificuldades inerentes ao processo de inclusão. Materiais para experimentos em Física foram desenvolvidos o11 adaptados visando ao aprendizado sólido e construtivo, não somente dos APDV mas também poderá contribuir para a formação dos futuros professores. Este trabalho poderá contribuir para dimensionar de maneira mais adequada o currículo para os APDV, que deve ser diferenciado, a projeto do livro falado, atendimento nas outras disciplinas para compor a inclusão educacional e avaliação conveniente, evitando-se o paternalismo ou a cobrança equiparada aos que enxergam: devem ser respeitadas as diferenças. Considera-se da maior importância o uso de tecnologias facilitadoras na escola, como é o caso do sistema sintetizador de voz que permite a independência do APDV: DOSVOX e WEBVOX, desenvolvido pela equipe do NCE-UFRJ: sistemas conversacionais e interativos, disponíveis gratuitamente com apoio dos responsáveis pelo sistema.
Materia: Deficiente visual
Ensino de física
Ensino médio
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2005
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VMartelli.pdf3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.