Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2881
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Interdisciplinaridade: física mecânica na educação física
Author(s)/Inventor(s): Guttmann, Gustavo Antonio Montenegro
Advisor: Santos, Wilma Machado Soares
Abstract: Apresenta uma proposta para realização de uma aula interdisciplinar entre Física, Educação – Física e Matemática. Esta proposta se baseia na metodologia da aprendizagem significativa de David Ausubel. Foram utilizados como organizadores prévios quatro experimentos: 1-Corrida, o aluno teve a oportunidade de medir uma distância e marcar o tempo gasto para percorrê-la, podendo determinar a velocidade média. 2-Atrito, utilizando dois pneus, um com um feltro em baixo e o outro não, os alunos puderam experimentar a diferença da força para puxá-los devido ao atrito. 3-Roldanas, com uma roldana fixa e, depois, com uma roldana móvel os alunos levantaram uma mesma massa podendo verificar que com a roldana móvel a força aplicada para içar a massa é menor. 4- Alavanca, com alavancas de diferentes tamanhos os alunos levantaram massas iguais e verificaram que empregando-se a alavanca de comprimento maior a força aplicada é menor.
Keywords: Mecânica aplicada
Ensino de física
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2005
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMGuttmann.pdf2,42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.