Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2881
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Interdisciplinaridade: física mecânica na educação física
Autor(es)/Inventor(es): Guttmann, Gustavo Antonio Montenegro
Tutor: Santos, Wilma Machado Soares
Resumen: Apresenta uma proposta para realização de uma aula interdisciplinar entre Física, Educação – Física e Matemática. Esta proposta se baseia na metodologia da aprendizagem significativa de David Ausubel. Foram utilizados como organizadores prévios quatro experimentos: 1-Corrida, o aluno teve a oportunidade de medir uma distância e marcar o tempo gasto para percorrê-la, podendo determinar a velocidade média. 2-Atrito, utilizando dois pneus, um com um feltro em baixo e o outro não, os alunos puderam experimentar a diferença da força para puxá-los devido ao atrito. 3-Roldanas, com uma roldana fixa e, depois, com uma roldana móvel os alunos levantaram uma mesma massa podendo verificar que com a roldana móvel a força aplicada para içar a massa é menor. 4- Alavanca, com alavancas de diferentes tamanhos os alunos levantaram massas iguais e verificaram que empregando-se a alavanca de comprimento maior a força aplicada é menor.
Materia: Mecânica aplicada
Ensino de física
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2005
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AMGuttmann.pdf2.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.