Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/2881
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Interdisciplinaridade: física mecânica na educação física |
Autor(es)/Inventor(es): | Guttmann, Gustavo Antonio Montenegro |
Orientador: | Santos, Wilma Machado Soares |
Resumo: | Apresenta uma proposta para realização de uma aula interdisciplinar entre Física, Educação – Física e Matemática. Esta proposta se baseia na metodologia da aprendizagem significativa de David Ausubel. Foram utilizados como organizadores prévios quatro experimentos: 1-Corrida, o aluno teve a oportunidade de medir uma distância e marcar o tempo gasto para percorrê-la, podendo determinar a velocidade média. 2-Atrito, utilizando dois pneus, um com um feltro em baixo e o outro não, os alunos puderam experimentar a diferença da força para puxá-los devido ao atrito. 3-Roldanas, com uma roldana fixa e, depois, com uma roldana móvel os alunos levantaram uma mesma massa podendo verificar que com a roldana móvel a força aplicada para içar a massa é menor. 4- Alavanca, com alavancas de diferentes tamanhos os alunos levantaram massas iguais e verificaram que empregando-se a alavanca de comprimento maior a força aplicada é menor. |
Palavras-chave: | Mecânica aplicada Ensino de física |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES |
Unidade produtora: | Instituto de Física |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Mar-2005 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMGuttmann.pdf | 2.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.