Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/2929
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | As experiências de Mme. Curie reproduzidas nos dias de hoje com um caráter lúdico – uma proposta de ensino de física |
Autor(es)/Inventor(es): | Dias, André Luis Braga |
Tutor: | Soares, Vitorvani |
Resumen: | A pertinência do tema está relacionada à pretensão de se reproduzir, nos dias atuais, as experiências realizadas por Mme. Curie no início do século XX. Voltadas para crianças na faixa dos 7 aos 13 anos, essas aulas de física eram ministradas baseadas em experimentos simples, porém muito ricos em informação. Aproveitando-se do decurso histórico, almeja-se incrementar as experiências originais adotando um caráter lúdico ao processo educativo, baseando-se no sucesso de outros trabalhos similares e em concordância com as ideias de Huizinga. Neste trabalho se encontra um estudo geral sobre os fatores mais relevantes que possam ter influência no aprendizado de crianças. Dentre outros fatores destacam-se o filosófico, sociológico, psicológico e pedagógico. Por ser um trabalho voltado para o sistema educacional brasileiro, esta proposta está protegida pelas Leis de Diretrizes e Bases da educação e atende às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. |
Materia: | Mme. Curie Radioatividade Ensino de física |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA NUCLEAR::DESINTEGRACAO NUCLEAR E RADIOATIVIDADE |
Unidade de producción: | Instituto de Física |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | ene-2009 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andre Dias 2009.pdf | 646.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.