Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/2929
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | As experiências de Mme. Curie reproduzidas nos dias de hoje com um caráter lúdico – uma proposta de ensino de física |
Autor(es)/Inventor(es): | Dias, André Luis Braga |
Orientador: | Soares, Vitorvani |
Resumo: | A pertinência do tema está relacionada à pretensão de se reproduzir, nos dias atuais, as experiências realizadas por Mme. Curie no início do século XX. Voltadas para crianças na faixa dos 7 aos 13 anos, essas aulas de física eram ministradas baseadas em experimentos simples, porém muito ricos em informação. Aproveitando-se do decurso histórico, almeja-se incrementar as experiências originais adotando um caráter lúdico ao processo educativo, baseando-se no sucesso de outros trabalhos similares e em concordância com as ideias de Huizinga. Neste trabalho se encontra um estudo geral sobre os fatores mais relevantes que possam ter influência no aprendizado de crianças. Dentre outros fatores destacam-se o filosófico, sociológico, psicológico e pedagógico. Por ser um trabalho voltado para o sistema educacional brasileiro, esta proposta está protegida pelas Leis de Diretrizes e Bases da educação e atende às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. |
Palavras-chave: | Mme. Curie Radioatividade Ensino de física |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA NUCLEAR::DESINTEGRACAO NUCLEAR E RADIOATIVIDADE |
Unidade produtora: | Instituto de Física |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Jan-2009 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andre Dias 2009.pdf | 646.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.