Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3088
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O papel da observação na construção de um modelo científico: a flutuação dos corpos |
Author(s)/Inventor(s): | Teimo, Valdeci |
Advisor: | Almeida, Maria Antonieta Teixeira de |
Co-advisor: | Barros, Susana de Souza |
Abstract: | Buscamos introduzir no ensino de Física da escola secundária, por meio de um vídeo didático de modelagem para o fenômeno do Empuxo, o conceito de Método Científico. A ideia é que através de elementos concretos presentes na observação, passemos à experimentação, à elaboração de hipóteses, testagem e posteriormente à generalização, quando então é possível que cheguemos a um nível de abstração que permita ao aluno, no futuro, discutir o fenômeno onde quer que ele esteja presente. Tendo como ponto de partida a observação da f1utuação de diferentes corpos, são apresentadas de forma explícita as diversas etapas que estruturam o que é conhecido como método científico, e como a sua utilização pode nós auxiliar na construção do conhecimento. Trata-se da produção completa de um vídeo didático num referencial que busca enfatizar o desenvolvimento do modelo científico e é uma suposição de que a ciência, quando tratada numa linguagem simples, é capaz de promover de forma satisfatória o desenvolvimento intelectual do aluno, podendo ainda funcionar como estímulo à descoberta, à compreensão dos fenômenos da natureza e do desenvolvimento de suas estruturas de raciocínio. |
Keywords: | Método científico Ensino de física |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2000 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VTelmo.pdf | 2.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.