Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/345
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise da Gestão empregada em Universidade Pública sob a perspectiva da Gestão de Processos e seus indicadores
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Jéssica Serafim
Tutor: Sá, Maria Irene da Fonseca e
Resumen: Durante muitas décadas as organizações modernas atuaram sob o enfoque da divisão do trabalho. Para adaptar-se às exigências do mercado e manterem-se competitivas, as organizações buscam constantemente a melhoria de seus processos e resultados, com o propósito de minimizar as deficiências e principalmente os custos, mantendo a qualidade dos produtos e serviços. A evolução e as mudanças do modo de produção e dos tipos de organização sempre estiveram atreladas ao desenvolvimento e às exigências de modificações nas formas do trabalho, mas foi a partir do início do período da Revolução Industrial que surgiu a necessidade de uma forma mais organizada do trabalho. Assim, inicia-se a discussão de gestão de processos, tema central deste trabalho. Para que os processos possam ser integrados e controlados, é necessário tornálos formalizados tanto quanto os objetos que eles usam ou processam informações acessadas ou geradas, recursos requeridos, responsabilidades e autoridades necessárias. E para tal é necessário o uso de métodos e ferramentas. Diante disso, os métodos utilizados para a realização da gestão de processos passam a ser uma preocupação para a organização perante a qualidade e eficiência dos mesmos, sendo ajustados quando necessário, por meio do redesenho dos processos. Dentre os diferentes tipos de organização produtiva, seja pública ou privada, há necessidade de se coordenar o trabalho. Assim, acontece com a administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Neste contexto, o presente trabalho visa identificar a forma de gestão empregada nestas duas instituições e a problemática enfrentada no decorrer dos processos. Foi feito um levantamento de fontes de informação bibliográfica sobre os conceitos ministrados na área de Biblioteconomia, de forma a investigar a utilização dos conceitos na Gestão Pública Federal.
Materia: Processos
Gestão Pública
Organizações
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 6-jun-2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Oliveira, Jéssica Serafim.TCC_CBG.pdf609.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.