Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3674
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Mídia e juventude: uma análise do caderno "Megazine", do jornal "O Globo"
Author(s)/Inventor(s): Gomes, Thaís de Brito
Advisor: Freire Filho, Joao Batista de Macedo
Abstract: Analisa a construção de identidades juvenis a partir dos discursos orquestrados pela mídia, especificamente pelo caderno teen “Megazine” – publicado pelo jornal “O Globo” – nas edições veiculadas entre dezembro/2010 e agosto/2011. Diante da diversidade de aspectos possíveis para este estudo, optei por pesquisar como a juventude é retratada na publicação a partir de três pontos centrais: perfil do leitor, o incentivo do caderno à participação juvenil através da interação com os perfis mantidos em três redes sociais na internet (Twitter, Orkut e Facebook) e, por fim, o jovem como produtor de conteúdo por meio do “Conselho Editorial Jovem”. Ao examinar esses três campos, evidencia-se como o jornal enxerga o adolescente, mostrando quais concepções de juventude ele privilegia ou rechaça, a fim de entender o papel desempenhado pela mídia na formatação de discursos para os jovens contemporâneos.
Keywords: Identidade cultural
Juventude
Caderno Megazine
O Globo (jornal)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Dec-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GOMES, Thaís de Brito. Mídia e juventude: uma análise do caderno "Megazine", do jornal "O Globo". 2011. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3674
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TGomes.pdf2,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.