Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4043
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Caracterização geoquímica dos produtos da Hidropirólise de uma amostra imatura da Formação Irati, Bacia do Paraná
Autor(es)/Inventor(es): Cunha, Jann Almeida Sillman da
Tutor: Mendonça Filho, João Graciano
Resumen: A hidropirólise é uma técnica de simulação usada para reproduzir em laboratório os processos geológicos de geração e expulsão de petróleo a partir do aquecimento de uma rocha geradora imatura em presença de água. Os produtos destas simulações são um excelente meio para estudar as alterações composicionais que ocorrem no betume e no óleo expulso, causadas pelo aumento da maturação da matéria orgânica contida na rocha geradora, e não a processos secundários tais como biodegradação, lavagem por água, maturação secundária, entre outros. Os efeitos do aumento da evolução térmica da matéria orgânica sobre os principais parâmetros geoquímicos e petrográficos, usados na caracterização de rochas geradoras de petróleo e óleos, também podem ser estudados a partir dos produtos gerados pela hidropirólise. Baseados na utilidade desta técnica, o objetivo principal deste estudo foi determinar as alterações na composição química e molecular (biomarcadores) dos betumes e óleos expulsos obtidos a partir da hidropirólise de uma amostra de folhelho betuminoso imaturo da Formação Irati, Bacia do Paraná. Para atingir os objetivos foram realizados experimentos num reator (310 mL) a temperaturas compreendidas entre 280ºC e 350ºC por 72 horas. Análises de carbono orgânico total e pirólise Rock-Eval foram realizadas na amostra original e nas amostras após cada experimento, os hidrocarbonetos líquidos gerados (betume e óleo expulso) foram caracterizados por cromatografia líquida e cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas. Os resultados das análises da rocha mostraram a transformação da matéria orgânica em hidrocarbonetos líquidos e o aumento da maturação conforme o aumento da temperatura, alguns parâmetros de biomarcadores corroboraram a evolução térmica durante os experimentos de hidropirólise.
Materia: Hidropirólise
Bacia do Paraná
Formação Irati
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: abr-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CUNHA, J.A.S.pdf1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.