Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4221
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O que eu tô fazendo aqui?: os motivos de permanência dos concluintes na graduação em Pedagogia na UFRJ
Author(s)/Inventor(s): Silva, Oton Araujo Duarte da
Advisor: Valentim, Igor Vinicius Lima
Abstract: Explora a trajetória universitária do estudante concluinte do curso de Pedagogia da UFRJ, desde o seu ingresso até a sua fase de conclusão, procurando também conhecer as suas perspectivas futuras após a sua graduação na instituição. O objetivo é investigar os motivos para a permanência e conclusão dos discentes formandos, através da aplicação de um questionário e o diálogo com autores que discutem o currículo do curso de Pedagogia como Libâneo (2006) e outras autoras como Heringer e Honorato (2015), Zago (2006) e Bardagi, Lassance e Paradiso (2003) que pesquisaram universitários a respeito dos temas também abordados aqui como: escolha do curso, dificuldades de permanência e projeções de carreira depois de graduado. Contudo, esta monografia mostra o quão diversos são os perfis estudantis encontrados na FE-UFRJ, como as suas expectativas e de formação a realidade universitária que encontram afetam a sua trajetória acadêmica e profissional e os motivos para estes estudantes estarem se formando na instituição. Além disto, é observado como a formação discente num mesmo ambiente acadêmico pode ser tão distinta e particular para cada estudante.
Keywords: Ensino superior
Prática de ensino
Formação de professores
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Department : Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Oton Araujo Duarte da. O que eu tô fazendo aqui?: os motivos de permanência dos concluintes na graduação em Pedagogia na UFRJ. 2016. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4221
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ODuarte.pdf1,07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.