Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4249
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Enunciados dicionarizados e do senso comum, a consolidação de discursos sobre classe social entre estudantes da pedagogia UFRJ e sua formação docente
Autor(es)/Inventor(es): Oliva, Noemi Cristina Xavier
Orientador: Piccinini, Cláudia Lino Piccinini
Resumo: O objetivo inicial constituiu-se em entender a definição de classe com base em obras clássicas de Marx (1845, 1848,1852, 1867) e Engels (1845, 1848). Em seguida, dedicamo-nos em saber como são disseminados os verbetes de classe/classe social e quais sentidos circulam nas diversas áreas apresentadas, sendo analisados os verbetes em dois dicionários da língua portuguesa e cinco dicionários especializados, entre eles de política, economia e filosofia. Posteriormente, o objetivo foi entender e analisar como o conceito de classe vem sendo utilizado pelos estudantes de pedagogia da UFRJ, sendo aplicados 21 questionários teste e 78 questionários finais, que possibilitaram a coleta de dados e a análise. O objetivo final foi de entender a relação entre formação docente e classe social, tendo como base autores como Bourdieu (1966), Orso (2008), Marx e Engels (1869). A pesquisa teve como metodologia o modelo qualitativo, sendo realizado levantamento bibliográfico e estudo de caso através da aplicação dos questionários. Como resultados apontamos que somente se foi possível encontrar o verbete classe descrito como classe social nos dicionários especializados. E que confirmando a nossa hipótese inicial de pesquisa, o conceito de classe está sendo entendido pelos estudantes apenas como um critério de classificação econômica.
Palavras-chave: Educação
Discurso
Formação de professores
Classes sociais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVA, Noemi Cristina Xavier. Enunciados dicionarizados e do senso comum, a consolidação de discursos sobre classe social entre estudantes da pedagogia UFRJ e sua formação docente. 2016. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4249
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NOliva.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.