Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4250
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Manuais didáticos e formação docente: um estudo da dimensão técnica na perspectiva da didática crítica
Author(s)/Inventor(s): Silva, Amanda de Jesus
Advisor: Cruz, Giseli Barreto da
Abstract: Analisa as concepções de ensino presentes em manuais de técnicas à luz da Didática Crítica. Busca identificar nestas produções como a dimensão técnica tem sido trabalhada, verificando se a perspectiva prescritiva permanece de forma acrítica ou se apresenta relação com as dimensões política e humana. Para efeito de análise foram utilizados três manuais didáticos, um elaborado para o ensino em uma organização militar da Marinha do Brasil, outro elaborado com base na observação e sistematização de técnicas consideradas eficazes, elaboradas e utilizadas por professores de alto desempenho docente, e outro manual que apresenta técnicas de ensino baseadas no conceito de ensino explícito e gestão dos aprendizados. Foi realizada uma análise bibliográfica a fim de responder ao questionamento central deste escrito: Quais são as concepções sobre ensino presentes em materiais didáticos destinados a trabalhar técnicas de ensino? A ênfase é puramente prescritiva ou é possível perceber indícios de articulação com as dimensões humana e político-social da Didática? Como referencial teórico foram utilizados os estudos acerca da Didática produzidos por Candau (2007), Roldão (2009), Shulman (1987) e Gauthier (2006). Uma vez analisadas, foram verificadas as divergências e convergências destas obras e sua contribuição para a formação e trabalho do professor iniciante.
Keywords: Ensino
Formação de professores
Prática de ensino
Didática
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Department : Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Apr-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, A manda de Jesus. Manuais didáticos e formação docente: um estudo da dimensão técnica na perspectiva da didática crítica. 2016. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4250
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AJSilva.pdf697,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.