Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4301
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O ensino de Física para deficientes visuais na última década
Autor(es)/Inventor(es): Novoa, Gleice Ferraz Valadares Pirajá
Orientador: Santos, Wilma Machado Soares
Resumo: Estudo destinado a professores e futuros professores sobre o estado da arte da produção acadêmica sobre a temática Ensino de Física para Deficientes Visuais, divulgando as experiências dos outros professores para, a partir delas, pensar em aulas e novas abordagens que sejam realmente inclusivas e não meramente um "cumpra-se" das leis. Para atingir tal objetivo foi realizado um levantamento de todos os trabalhos que faziam algum tipo de referência ao ensino de Física para alunos portadores de deficiência visual publicados nos principais periódicos de ensino da área e nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física (SNEFs) na última década (1999-2009) e sintetizado o conteúdo destes trabalhos levantados focalizando os principais aspectos e assim compor um panorama da área.
Palavras-chave: Ensino de física
Deficiente visual
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICA
Departamento: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Out-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4301
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GFVPNovoa.pdf14,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.