Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/4301
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | O ensino de Física para deficientes visuais na última década |
Autor(es)/Inventor(es): | Novoa, Gleice Ferraz Valadares Pirajá |
Orientador: | Santos, Wilma Machado Soares |
Resumo: | Estudo destinado a professores e futuros professores sobre o estado da arte da produção acadêmica sobre a temática Ensino de Física para Deficientes Visuais, divulgando as experiências dos outros professores para, a partir delas, pensar em aulas e novas abordagens que sejam realmente inclusivas e não meramente um "cumpra-se" das leis. Para atingir tal objetivo foi realizado um levantamento de todos os trabalhos que faziam algum tipo de referência ao ensino de Física para alunos portadores de deficiência visual publicados nos principais periódicos de ensino da área e nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física (SNEFs) na última década (1999-2009) e sintetizado o conteúdo destes trabalhos levantados focalizando os principais aspectos e assim compor um panorama da área. |
Palavras-chave: | Ensino de física Deficiente visual |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICA |
Unidade produtora: | Instituto de Física |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Out-2010 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GFVPNovoa.pdf | 14.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.