Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4619
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mais diplomas, mais produtividade?: Uma análise inicial entre países e setores
Autor(es)/Inventor(es): Moraes, Marcelo Lima de
Orientador: Pero, Valéria Lúcia
Coorientador: Coelho, Bernardo
Resumo: Analisa a relação entre a escolaridade e a produtividade. A literatura coloca que o investimento em educação, através do aumento da produtividade, tem efeitos positivos em termos de crescimento econômico. Assim, este trabalho buscou investigar tal relação a partir de uma ampla base de dados para diversos países ao longo de um período de quinze anos. Foram realizadas análises econométricas para o caso da produtividade agregada e para os setores agropecuário, industrial e de serviços tradicionais, híbridos e modernos. Foi encontrado que uma maior proporção de horas de trabalho qualificado (realizado por trabalhadores com ensino superior) apresenta relação positiva com a produtividade para o caso agregado e todos os casos setoriais, exceto o industrial. Além disso, como resultado, foi percebido que, ao longo do tempo, a proporção de horas de trabalho qualificado não influenciava mais a produtividade com a mesma relevância.
Palavras-chave: Desenvolvimento econômico
Produtividade
Educação
Econometria
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA::ETODOS E MODELOS MATEMATICOS, ECONOMETRICOS E ESTATISTICOS
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

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