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http://hdl.handle.net/11422/4619
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Mais diplomas, mais produtividade?: Uma análise inicial entre países e setores |
Autor(es)/Inventor(es): | Moraes, Marcelo Lima de |
Orientador: | Pero, Valéria Lúcia |
Coorientador: | Coelho, Bernardo |
Resumo: | Analisa a relação entre a escolaridade e a produtividade. A literatura coloca que o investimento em educação, através do aumento da produtividade, tem efeitos positivos em termos de crescimento econômico. Assim, este trabalho buscou investigar tal relação a partir de uma ampla base de dados para diversos países ao longo de um período de quinze anos. Foram realizadas análises econométricas para o caso da produtividade agregada e para os setores agropecuário, industrial e de serviços tradicionais, híbridos e modernos. Foi encontrado que uma maior proporção de horas de trabalho qualificado (realizado por trabalhadores com ensino superior) apresenta relação positiva com a produtividade para o caso agregado e todos os casos setoriais, exceto o industrial. Além disso, como resultado, foi percebido que, ao longo do tempo, a proporção de horas de trabalho qualificado não influenciava mais a produtividade com a mesma relevância. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento econômico Produtividade Educação Econometria |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA::ETODOS E MODELOS MATEMATICOS, ECONOMETRICOS E ESTATISTICOS |
Unidade produtora: | Instituto de Economia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Ciências Econômicas |
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