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http://hdl.handle.net/11422/4629
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Impacto de políticas de atenção básica em desempenho escolar: evidências do Programa Saúde na Escola |
Autor(es)/Inventor(es): | Braga, Lia Lorena Kale Ribeiro |
Orientador: | Castro, Rudi Rocha de |
Resumo: | Este trabalho buscou estimar os efeitos do Programa Saúde na Escola nas taxas de fluxo escolar do ensino médio. A literatura recente aponta inúmeros benefícios da provisão de atenção básica a crianças durante a primeira infância, mas há poucas evidências empíricas que confirmem o mesmo para jovens em idade escolar. Os resultados encontrados indicam uma relação inversa entre a implementação do programa e as taxas de distorção idade-série, abandono e evasão escolar. Há evidências de impactos diferenciados de acordo com as séries do ensino médio, mas isso deve ser analisado em maior profundidade. Como ainda não é claro o quão sensível é a condição de saúde do jovem a ações de atenção básica, a evidência empírica apresentada se torna relevante para o debate, explorando o caso brasileiro nos anos mais recentes. |
Palavras-chave: | Saúde escolar Planos e programas de saúde Políticas públicas Estatística |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL |
Unidade produtora: | Instituto de Economia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Ciências Econômicas |
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