Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4861
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Modelagem do levantamento batimétrico da região do Parque Municipal Marinho do Recife de Fora, Porto Seguro - BA
Autor(es)/Inventor(es): Riva, Eduardo Manelli
Orientador: Seoane, José Carlos Sícoli
Resumo: O presente trabalho tem como foco a utilização de ferramentas de GIS, através da Suíte ESRI ArcGIS 9.3. Após uma comparação sucinta dos principais métodos de interpolação, o método Radial Basis Function, da ferramenta GeoStatistical Wizard, foi utilizado para gerar um modelo digital de elevação (DEM) da batimetria da região do Parque Municipal Marinho do Recife de Fora – BA. O objetivo é aprimorar o modelo do relevo do fundo marinho a partir dos dados existentes, levantados previamente pelo projeto Coral Vivo. O método Radial Basis Function permite controlar os dados de entrada de modo a reproduzir anisotropias observadas no levantamento, controle também obtido ao se subdividir as amostras em quadrantes. Desta maneira, foram modelados novos mapas batimétricos para a área do Recife de Fora com consideráveis melhorias, com margem de erro RMS de 0,33m. Para o levantamento dos dados batimétricos deste projeto (41.267 pontos), foram necessários 13 dias de esforço de campo. A partir desta informação, foi testada uma alternativa com a modelagem de dado mais espaçados, com apenas 50% das amostras, comparando os métodos de interpolação através da subtração das superfícies geradas, para que seja possível mensurar a degradação da informação. Com o método Radial Basis Function, para modelagem de 50% dos dados, foi possível gerar uma superfície apresentando ~73% das células com erros menores de 0,25 metros e ~90% das células com erros menores que 0,5 metros.
Palavras-chave: Batimetria
Modelo digital de elevação (DEM)
Parque Municipal Marinho do Recife de Fora
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIVA, E.M.pdf3.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.