Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4863
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise da competição no mercado cervejeiro brasileiro (1989/2015) e a entrada das microcervejarias
Author(s)/Inventor(s): Mellem, Nadja Frutuoso Nassim
Advisor: Fonseca, Maria da Graça Derengowski
Abstract: Analisa a estrutura do mercado de cerveja brasileiro, através de estudos dos índices de concentração, barreiras a entrada e diferenciação. A primeira parte do trabalho tem por objetivo apresentar as teorias que serviram de base para análise do mercado; antes e depois do surgimento/criação da AmBev, evidenciando o alto grau de concentração industrial após alguns estudos empíricos. Por fim, também será discutida a entrada das cervejarias artesanais no mercado brasileiro, com foco na cidade do Rio de Janeiro e contará com um estudo de caso de uma cervejaria local, a Jeffrey. Será visto também nesse estudo que a escolha não é feita com base apenas no preço do produto, leva-se em consideração a propaganda, experiências passadas do consumidos e a opinião dos familiares.
Keywords: Cervejarias
Indústria de bebidas
Mercados
Economia industrial
Brasil
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: May-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Nadja Mellem 113170239.pdf576.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.