Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4871
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunos
Author(s)/Inventor(s): Conceição, Lívia Maria Almeida da
Advisor: Castro, Rudi Rocha de
Abstract: Este trabalho utiliza dados das escolas municipais do Rio de Janeiro localizadas próximo de favelas para estudar como a violência que ocorre nas proximidades das escolas afeta as expectativas dos professores quanto ao futuro escolar dos seus alunos. A instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) em algumas favelas do município foi explorada como fonte de variação para violência. Os resultados mostram que professores de escolas próximas de favelas que foram pacificadas tem uma expectativa mais otimista em relação ao futuro dos seus alunos quando comparados aos professores de escolas próximas de favelas não pacificadas. Eles têm uma probabilidade significativamente maior de declararem que acreditam que quase todos os alunos concluirão o ensino fundamental, uma probabilidade significativamente maior de declararem que acreditam que quase todos os alunos concluirão o ensino médio, e uma probabilidade significativamente menor de declararem que acreditam que poucos alunos ingressarão no ensino superior.
Keywords: Professores
Violência
Unidades de Polícia Pacificadora (UPP)
Escolas municipais
Estratégica empírica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - Lívia - Final.pdf1,6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.