Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/4871
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunos |
Autor(es)/Inventor(es): | Conceição, Lívia Maria Almeida da |
Tutor: | Castro, Rudi Rocha de |
Resumen: | Este trabalho utiliza dados das escolas municipais do Rio de Janeiro localizadas próximo de favelas para estudar como a violência que ocorre nas proximidades das escolas afeta as expectativas dos professores quanto ao futuro escolar dos seus alunos. A instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) em algumas favelas do município foi explorada como fonte de variação para violência. Os resultados mostram que professores de escolas próximas de favelas que foram pacificadas tem uma expectativa mais otimista em relação ao futuro dos seus alunos quando comparados aos professores de escolas próximas de favelas não pacificadas. Eles têm uma probabilidade significativamente maior de declararem que acreditam que quase todos os alunos concluirão o ensino fundamental, uma probabilidade significativamente maior de declararem que acreditam que quase todos os alunos concluirão o ensino médio, e uma probabilidade significativamente menor de declararem que acreditam que poucos alunos ingressarão no ensino superior. |
Materia: | Professores Violência Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) Escolas municipais Estratégica empírica |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Unidade de producción: | Instituto de Economia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | mar-2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Ciências Econômicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Lívia - Final.pdf | 1.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.