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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunos
Autor(es)/Inventor(es): Conceição, Lívia Maria Almeida da
Tutor: Castro, Rudi Rocha de
Resumen: Este trabalho utiliza dados das escolas municipais do Rio de Janeiro localizadas próximo de favelas para estudar como a violência que ocorre nas proximidades das escolas afeta as expectativas dos professores quanto ao futuro escolar dos seus alunos. A instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) em algumas favelas do município foi explorada como fonte de variação para violência. Os resultados mostram que professores de escolas próximas de favelas que foram pacificadas tem uma expectativa mais otimista em relação ao futuro dos seus alunos quando comparados aos professores de escolas próximas de favelas não pacificadas. Eles têm uma probabilidade significativamente maior de declararem que acreditam que quase todos os alunos concluirão o ensino fundamental, uma probabilidade significativamente maior de declararem que acreditam que quase todos os alunos concluirão o ensino médio, e uma probabilidade significativamente menor de declararem que acreditam que poucos alunos ingressarão no ensino superior.
Materia: Professores
Violência
Unidades de Polícia Pacificadora (UPP)
Escolas municipais
Estratégica empírica
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

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